Descrição
Esta terceira edição de A Cidade Mulher, de Alvaro Moreyra, revisada, comemora os 450 anos de fundação da cidade do Rio de Janeiro, completados em 1 de março de 2015. Lançada em 2016, 93 anos após a primeira edição e 25 depois da segunda, apresenta e estuda o texto com profundidade.
Organizada por Cláudia de Oliveira, Cláudia Mesquita e Joëlle Rouchou e por elas pensada em homenagem à cidade e a um de seus mais importantes autores, esta edição é prefaciada pela crítica literária Beatriz Resende e apresentada pela jornalista Sandra Moreyra (1954-2015), neta do autor, que o trata pelo carinhoso apelido de Alvinho. Traz, ainda, três artigos sobre a obra e o autor assinados pelas organizadoras.
Em A Cidade Mulher, o leitor percorrerá os recantos e os encantos do Rio de Janeiro dos anos 1920. Com as duas primeiras edições esgotadas, este livro, agora reeditado, vem “resgatar o autor de imerecido exílio”, como afirma Beatriz Resende, e novamente colocar à disposição do grande público uma obra fundamental da produção literária da época.