Descrição
O agronegócio é um tema que vem ganhando cada vez mais destaque não apenas no meio acadêmico, mas também na economia nacional – os sucessivos saldos líquidos na balança comercial externa têm mostrado a importância do agronegócio em nosso país. Estruturado de maneira didática e objetiva, o livro traça um paralelo entre o agronegócio brasileiro e o mercado internacional e aborda vários fatores chave no setor, como comercialização e desenvolvimento econômico, demanda, consumo e produção de alimentos, análise de mercados agrícolas e análise de preços agropecuários, entre outros. Além disso, é repleto de exemplos do contexto atual e inclui questões para discussão e revisão, que direcionam e complementam a compreensão do conteúdo apresentado. Sumário – 1. Conceitos básicos da comercialização e visão sistêmica do agronegócio; 2. A comercialização e o desenvolvimento econômico; 3. O agronegócio brasileiro; 4. A demanda por alimentos; 5. Consumo de alimentos; 6.Produção de alimentos; 7. Análise de mercados agrícolas; 8. Métodos de análises de sistemas de comercialização; 9. Custos, margens e mark-ups de comercialização; 10. Análise de preços agropecuários; 11. Alternativas ou estratégias de comercialização; 12. Mercado de futuros e derivativos agropecuários; 13. Políticas agrícolas de estabilização de renda; Referências Bibliográficas.