Descrição
Chuang Tzu foi um pensador de vanguarda, representante da corrente taoÍsta do pensamento chinês. Usando parábolas e anedotas, alegorias e paradoxos, ele divulgou as idéias primitivas do que se transformaria, posteriormente, na Escola TaoÍsta. O ponto central dessa crença é que o homem só pode obter a verdadeira felicidade e ser realmente livre se for capaz de compreender o Tao – o Caminho da Natureza – e de permanecer em sua unidade.
A obra de Chuang Tzu não é considerada apenas pela sua profundidade filosófica; ela figura entre os mais preciosos textos da literatura chinesa. Para Chuang Tzu, os maiores bens da humanidade são a harmonia e a liberdade, que podem ser encontradas seguindo-se espontaneamente o fluxo da natureza.
Espirituoso e criativo, enriquecido com fantasias brilhantes, usando de modo brincalhão tanto os personagens mitológicos como os históricos – sem excetuar Confúcio – o livro que traz o nome de Chuang Tzu figura há séculos entre os livros preferidos pelos chineses.
Esta tradução, baseada na versão inglesa dos escritos básicos de Chuang Tzu, feita por Burton Watson, foi preparada originalmente para o programa de traduções dos clássicos orientais do “Columbia College”.