Descrição
O ensino de Língua Portuguesa é a temática de inúmeros debates atuais entre educadores e pesquisadores no País. No entanto, essa discussão, na maioria das vezes, tende a circular somente entre os licenciados em Letras e/ou entre professores de Língua Portuguesa. Todavia, todo professor se utiliza da língua materna oficial do País para o ensino da sua disciplina, principalmente aqueles atuantes nos anos iniciais do ensino fundamental, que acompanham o início da vida escolar do aluno. Esta obra é destinada a todos os professores e pesquisadores da área de educação que trabalham com o ensino da nossa língua materna, a Língua Portuguesa, independentemente do nível ou modalidade em que trabalha, variando entre os anos iniciais do ensino fundamental à pós-graduação. Concebe-se o professor como um pesquisador nato, que investiga, teoriza e aperfeiçoa seus saberes profissionais. O livro discute temas importantíssimos sobre educação, tais como: Currículo, Formação Docente, Interculturalidade, Prática Reflexiva e o ensino de Língua Portuguesa dialogando com todas estas temáticas. Relata, ainda, o desenvolvimento de uma pesquisa-ação na prática, envolvendo uma comunidade multicultural, e os conhecimentos produzidos a partir desta experiência.