Descrição
“A relação entre os direitos humanos e a paz está expressa no Preâmbulo da Declaração Universal dos Direitos Humanos da seguinte forma: ‘O reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e de seus direitos iguais e inalienáveis é o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo.’
Portanto, é óbvio que o reconhecimento dos direitos humanos é o alicerce da paz.
Ao mesmo tempo, todo o contexto da Declaração está assentado nesse alicerce. No caso da eclosão de uma guerra, o Artigo 1º será o primeiro a ser violado: ‘Todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.’
Além disso, o ‘reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e de seus direitos iguais e inalienáveis’ é necessário e indispensável para a concretização da paz perene na Terra. Nesse sentido, o direito de viver em paz é o fundamento dos direitos humanos.
Essa paz não indica apenas uma situação sem guerras, ela liberta do medo da destruição pelas armas nucleares e também das desgraças provocadas por choques de interesses nacionalistas.
Essa paz indica o florescimento total e pleno da dignidade humana.
Eu estou disposto a redobrar meus esforços para que o ideal do mestre Toda pelo direito à existência se torne uma realidade.”