Descrição
Como foi possível um casal de judias, homossexuais e já em idade avançada, sobreviver aos nazistas na França Ocupada? Com essa pergunta, Janet Malcolm inicia um trabalho de biografia literária e jornalismo investigativo.
Duas vidas é um retrato do par formado por Gertrude Stein e Alice B. Toklas, que atendeu às necessidades de Stein durante os quarenta anos de seu casamento. Com o foco na época em que Stein e Toklas moraram numa aldeia da França de Vichy, Duas vidas explora as ambiguidades de suas protagonistas e de seu tempo. De aparência e temperamento opostos, as duas mulheres lançaram mão de subterfúgios os mais diversos para permanecer na França depois de as deportações já terem começado.
Malcolm revela que as duas guerras mundiais que Stein e Toklas atravessaram juntas têm como paralelo a guerra privada que se travava entre elas e que às vezes eclodia em combates amargos. Duas vidas é também uma obra de crítica literária, que investiga a biografia, seus jogos de vozes e de versões que nem sempre se confirmam.