Descrição
Esta obra traduz algumas das questões sobre a diversidade que se faz presente no dia a dia da escola, bem como as temáticas que se constituem em referenciais a serem estudados e praticados nos espaços de formação docente. Os textos apresentados tentam atender uma demanda que é colocada como ponto de discussões para as atividades relacionadas aos estudos sobre educação, currículo e formação de professores. Dentre os temas abordados nesta obra destacam-se – educação, intolerância religiosa e direitos humanos; diversidade religiosa na perspectiva indígena; a invisibilidade da cultura negra nos currículos escolares; história e cultura afro-brasileira e africana – um olhar para os parâmetros curriculares nacionais; a resistência do povo negro e a sua fé carregada de Axé; práxis educativa no ensino religioso – confluência entre teoria e prática. Parte-se do entendimento de que a dimensão da diversidade pode representar a possibilidade de respostas às questões da complexidade das relações humanas e das identidades, tanto em âmbito sociocultural quanto das subjetividades dos indivíduos. É nesse contexto que essa obra se insere com o intuito de subsidiar as discussões, buscando atender as expectativas dos leitores, em especial no que se refere à formação de professores.