Descrição
Ao Organizar essa obra, Kurt Pahlen, musicólogo e historiador de música, procurou dar ao leitor uma visão multifacetada através de autores ilustres, que souberam retratar Mozart e seu mundo de forma interessante e significativa.
Com rara sensibilidade, Kurt elaborou essa crônica, selecionando trechos de obras dos primeiros cronistas de Mozart, opiniões e testemunhos de seus contemporâneos, seleções de biografias famosas e as passagens mais relevantes das cartas do grande compositor e de seus familiares.
Cada capítulo retrata um ano da vida do compositor e se inicia com um sumário dos acontecimentos mais importantes ocorridos nesse tempo. Em seguida, vem a relação de obras, que em cada uma dessas etapas fluiram de sua pena: do primeiro minueto escrito com a caligrafia da infância até o requiem inacabado.
Mozart – Crônica de vida e obra, ricamente ilustrado com retratos, documentos, locais onde o compositor viveu e encenações de suas principais óperas, relata passo a passo o desenvolvimento de Mozart como ser humano, desde a criança prodígio que foi, festejada por toda a parte, até o mestre genial, mas incompreendido, lutando para se impor na Viena imperial.