Descrição
Dos gêneros pioneiros da modinha e do lundu, no século XVIII, até a
lambada, no início dos anos 1990, passando pelo maxixe, tango, choro,
marcha, samba, frevo, música sertaneja, guarânia, baião, bossa nova,
canção de protesto e tropicalismo, esta obra apresenta um estudo das
origens e da configuração de cada um dos movimentos musicais do Brasil.
Por oposição à música folclórica (de autor desconhecido, transmitida
oralmente), a música popular (de compositor conhecido e divulgada por
meio de partituras, discos, fitas, filmes etc.) constitui uma criação do
aparecimento de cidades com certo grau de diversificação social. No
Brasil, isso equivale a dizer que nossa música popular surge nas duas
principais cidades coloniais – Salvador e Rio de Janeiro – no correr do
século XVIII, quando o ouro das Minas Gerais desloca o eixo econômico do
nordeste para o centro-sul, e a coexistência desses dois importantes
centros administrativos torna possível a formação de uma classe média
urbana relativamente diferenciada. Abarcando de forma sintética cerca de
150 anos, o livro traça uma trajetória a partir de seus principais
gêneros, desde o surgimento da modinha e do lundu, na metade dos
oitocentos, até a bossa nova, a canção de protesto, o tropicalismo e a
lambada, já no final do século XX. Assim, na visão de José Ramos
Tinhorão, a cada gênero musical aqui estudado – como o maxixe, o tango
brasileiro, o choro, a marcha, o samba, o frevo, a música sertaneja, a
guarânia e o baião – corresponde um determinado momento histórico e um
conjunto de processos sociais e econômicos que lhe são determinantes.