Descrição
Os fracassos escolares iniciais na aprendizagem da lecto-escrita constituem um problema que nenhum método conseguiu ainda resolver. Utilizando os resultados da psicolingüística contemporânea e a teoria psicológica e epistemológica de Piaget como marco de referência, as autoras mostram como a criança constrói diferentes hipóteses acerca do sistema de escrita, antes de chegar a compreender as hipóteses de base do sistema alfabético. De 4 a 6 anos, antes de começar a escola primária, a criança passa por uma série de níveis de conceitualização que são analisados com detalhes. Estes níveis são ignorados pela escola, pelo que se mostra quais podem ser as conseqüências deste fato em um grupo de crianças de 6 a 7 anos que freqüentam uma escola de um bairro marginal. Este trabalho resultará de interesse a psicólogos e psicopedagogos, que encontrarão aqui uma aplicação da teoria de Piaget a um domínio inexplorado sob esta perspectiva; a psicolingüistas que se interessem pelas relações entre conhecimento lingüística e compreensão da língua escrita; a epistemólogos dedicados a estudar os processos de construção do conhecimento; e a educadores interessados em compreender quais são os processos da criança (bem diferentes daqueles que os métodos supõem).