Descrição
Acabar com a cobrança, com a monotonia, criar laços fortes de cumplicidade, aceitar a si mesmo e ao outro, investir no respeito mútuo, na compreensão, e dividir as despesas – eis algumas chaves fundamentais que, segundo a terapeuta e escritora Anna Sharp, podem ressuscitar uma instituição que vive à beira da falência: o casamento.
“Na realidade é facílimo salvar um casamento, desde que uma pessoa queira muito, ou os dois queiram”, afirma a terapeuta com base nos 30 anos de convivência com o marido. No livro Resgate de um casamento, Anna aborda problemas de relacionamento entre casais e apresenta inúmeras opções para que se livrem da crise – ou das crises.
Anna não é psicóloga. Tornou-se terapeuta de forma autodidata, a partir de estudos particulares e de sua experiência de vida, que acabou virando livro. Em A magia do caminho real, lançado em 1993, a autora narra sua vivência ao percorrer a pé os 846 km do Caminho de Santiago, na Espanha, também trilhado por Paulo Coelho.
No Caminho, Anna percebeu que, com os exercícios diários, ocorria a liberação de uma determinada substância em seu cérebro – a endorfina. “A endorfina tem qualidades analgésicas e euforizantes e também provoca a expansão da consciência”, explica.
Resultado: ao chegar no Brasil, passou a incluir caminhadas em suas atividades terapêuticas, formulando o Curso de Aperfeiçoamento Humano Caminho Real, já ministrado para mais de 1.200 pessoas no Brasil, Espanha e Portugal.
Direcionando seus trabalhos com base na astronomia, a escritora relaciona física conceitual com autoconhecimento. Assim como Shirley MacLaine, de quem tornou-se amiga, ela lidera um movimento de expansão da consciência, com vistas ao século XXI.
Não é à toa. Neta de Dilermando e Anna de Assis, casal do trágico triângulo amoroso com Euclides da Cunha, Anna Sharp carrega em si a responsabilidade de pertencer a uma família de mulheres fortes.